Endereço


Contato


SHUKIKAN DOJO

  • SHUKIKAN DOJO | ARTES MARCIAIS


PÁGINA DESTINADA A EMPRESA SHUKIKAN DOJO LOCALIZADA NO BAIRRO PILARZINHO | ARTES MARCIAIS

Descrição

O Caminho da Harmonia

Aikido é uma arte marcial altamente refinada, desenvolvida no século passado como um meio de autodefesa e desenvolvimento pessoal.

A arte do Aikido desenvolve coordenação da mente e do corpo. Através de suas técnicas e filosofia, o Aikido traz harmonia para os relacionamentos, o ambiente e nós mesmos. Ao contrário de muitas artes marciais, Aikido não requer nenhuma vantagem especial em força ou velocidade e é praticada com êxito por pessoas de todas as idades e habilidades.

A prática do Aikido desenvolve flexibilidade, coordenação, concentração, melhora a saúde e aptidão, habilidades de comunicação e auto-estima.

Os aspectos físicos do Aikido são apenas a manifestação exterior da revolução interna que a prática provoca.

A formação real começa quando os alunos aprendem a manter a coordenação mente e corpo sob a tensão do movimento rápido e coordenado de ataque. A natureza não-competitiva de treinamento de Aikido acrescenta uma dimensão da confiança mútua e proteção. Essa atitude de cuidado confiante torna-se parte integrante do processo de desenvolvimento de sua interação com o ambiente.

Aikido nasceu como uma forma de autodefesa sem provocar lesões irreversíveis em um agressor. Mas também é uma maneira de entender a vida terrena através do estudo do fluxo de energia do universo.

Aikido não é uma arte sobre minimizar ou evitar o stress.  É sobre como lidar com crises e conflitos de forma a manter a estabilidade e equilíbrio em meio ao desafio.

No ambiente profissional, o Aikido é uma arte marcial que permite ao praticante superar fraquezas e limitações auto-impostas. Aikido estimula o desenvolvimento de um espírito universal, que ama e protege toda a criação e ajuda todas as coisas a crescer e se desenvolver.

O objetivo do Aikido está ao alcance de todos – explorar o pleno potencial humano para a formação de um indivíduo integrado e equilibrado, uma pessoa em harmonia com os demais e com o universo.

 

  • Pode ser praticado por Crianças, Homens e Mulheres;
  • Consumo de 700 a 900 calorias por aula;
  • Integração entre mente e corpo;
  • Desenvolvimento da capacidade de resolução de conflitos (físicos, emocionais ou interpessoais) de forma harmônica;
  • Desenvolvimento da auto-percepção e auto-conhecimento;
  • Desenvolvimento da capacidade de estar presente nas situações da vida e tornar-se responsável por ela;
  • Alívio das tensões e estresse do dia-a-dia;
  • Aumento da flexibilidade física e mental;
  • Tonificação física;Desenvolvimento do respeito e disciplina;
  • Desenvolvimento da consciência corporal, energética, emocional e mental;
  • Desenvolvimento da coordenação motora;
  • Desenvolvimento da atenção e auto-estima.

Iniciantes

 

Chegar a um dojo pela primeira vez pode ser muito assustador. Algumas pessoas demoram anos para criar a coragem de dar os primeiros passos e adentrar. Porém quando isso acontece, todos percebem que é um local liberto de esteriótipos físicos ou preconceito com grupos sociais. Um dojo é um espaço para todos, desde que  venham com a mente aberta e disposto a aprender.

O Ki Aikido ensina seus praticantes a compreender e harmonizar sua energia ao invés de entrar em conflito com ela. Para ser capaz de tal feito, é preciso compreender quem se é, o que fazemos e como podemos fazê-lo. Esta compreensão perfeita pode levar anos, mas para o Ki Aikidoka (praticante de Ki Aikido) é a jornada e não o destino que importa. O Ki Aikido é, enfim, um caminho para a vida.

Não venha para o dojo por capricho. Antes de começar pesquise o estilo da arte, o que você quer conseguir com sua prática, horários, preços etc. Verifique se esse estilo de arte marcial e formação estão em acordo com seus valores, objetivos e com seu estilo de vida. Integrar-se ao grupo é fácil pelo compromisso do Dojo com a segurança e felicidade de todos. Ao verificar a seriedade do Caminho escolhido, muito rapidamente você irá desenvolver um alto nível de compromisso com a sua formação e para com a formação dos demais praticantes.

Sendo você um iniciante busque conhecer a etiqueta do dojo. Isto fará você sentir-se confortável com o ambiente e as pessoas. Ao conhecer e praticar as regras internas do Dojo, você ficará cada vez mais consciente do que se espera de você dentro e fora do tatame, antes e depois do treino. Logo voce não virá ao dojo pensando em simplesmente aparecer, sentar e esperar a aula iniciar. O dojo passará a ser seu também, e voce mostrará esse nobre valor tratando com respeito o local, os tempos de treino, e todos aqueles que o frequentam.

 

Avançados

 

Os Ki Aikidokas avançados devem tomar a iniciativa de orientar os novos alunos e fazê-los sentir-se em casa. Mostrar-lhes como vestir o gi, amarrar a faixa e como se curvar para no tatame em atitude de respeito. Como Sempai (praticante mais antigo), esteja pronto para auxiliar os Kohais (alunos mais novos) durante a aula.

Os mais antigos e avançados possuem o privilégio e a responsabilidade de orientar os iniciantes nos seus primeiros dias no dojo e pela vida, buscando sempre oferecer a eles uma  experiência positiva com bondade e paciência. Através dos Sempais, desses “padrinhos irmãos mais velhos”, os novos alunos obtém suas primeiras e mais fortes impressões do Ki Aikido, reconhecem a qualidade do dojo e do verdadeiro caráter necessário aos praticantes. Assim, o Ki Aikidoka aprende a cuidar daqueles que o cercam, desenvolvendo o sentido da compaixão.

Quando o Sempai ajuda com sinceridade, o faz superando a tendência que eventualmente temos de ser demasiado verbal. Pois tempo no tatame é tempo de prática. Falar demais é um erro. Contenha suas palavras, seja breve e direto ao ponto. Embora no mundo ocidental estejamos habituados à aprendizagem através da instrução verbal, no Ki Aikido a aprendizagem se conquista pela vivência.

O Sempai deve permitir que os alunos concluam sua técnica: é frustante se você interrompe constantemente as tentativas dos alunos. Além disso, os Kohais perdem a chance de aprender, o que torna uma técnica eficaz é descobrir por si como funciona. Realizar a técnica com perfeição nas primeiras tentativas é quase impossível.

Assim, quando ajudar um Kohai, fale o mínimo, seja paciente e mostre bondade para com os erros seus e alheios. Deixe que pratiquem e aprendam. Deixe-os experimentar a dificuldade, a alegria e o valor que vem da sua própria descoberta.

Com isso, seu amigo irá apreciá-lo ainda mais vendo que você faz o seu melhor por ele. Mesmo que suas palavras sejam de compreensão, se suas atitudes são falhas, não espere fazer um amigo. Trate seus parceiros como você gostaria de ser tratado para, desse modo, ter mais que sua atenção obrigada, mas seu respeito e amizade também.

Alunos avançados são o melhor exemplo de comportamento, etiqueta, prática, cuidado para com o dojo, aparência pessoal e capacidade de sorrir em atitude positiva para com a existência

Ki Aikido Kids

 

Pais, sejam sempre bem vindos!

Você é sempre bem-vindo para se sentar e observar uma aula a qualquer momento, mas algumas regras de etiqueta aplicam-se especialmente aos pais. Durante a aula as crianças estão sob a supervisão direta dos instrutores. Por favor, não entre no tatame para chamar a atenção de sua criança.

Sente-se respeitosamente, e tenha uma boa postura. Não coma exageradamente, beba ou fume enquanto a aula está em andamento. E também não fale em voz alta durante a aula. Cada criança é única. Todos estão em diferentes fases do seu crescimento e desenvolvimento. Não compare seu filho com outras crianças.

Cada criança tem seus próprios desafios. Aikido cria um ambiente que suporta e incentiva cada criança no seu nível. Quando a criança está pronta para se graduar, o sensei irá informar aos pais e à criança que uma classificação vai chegando, e o que será necessário providenciar.

Nossas portas estão sempre abertas para resoluções de conflitos, ou situações extraordinárias. Nossas crianças são nosso maior tesouro, e por elas lutamos a vida. Queremos que seus filhos não interrompam seu treino. Conversem conosco, estamos à disposição.

Por que os pais escolhem o KI AIKIDO para seus filhos?

1) Aikido é uma arte marcial não agressiva.

O que isso significa? Basicamente, que você não vai começar uma briga com Aikido, mas pode terminar uma. O Aikido não incentiva as crianças a agirem como seus súper- heróis dos desenhos, dando socos e chutes em seus amigos, inimigos, irmãos, cães e gatos. As técnicas do Aikido ensinam a aproveitar a força de um atacante, redirecionando esta força contra o próprio atacante. Autodefesa sem ataques.

2) O Aikido ensina as crianças a desenvolver a calma.

Claro, isso não quer dizer que elas ficarão calmas o tempo todo. Mas o Aikido lhes dá essa escolha. Se eles precisam ficar muito tempo sentados na escola, ou concentrar-se na lição de casa, ou se concentrar durante a prática desportiva, o Aikido lhes mostra exatamente como fazer isso. As técnicas e os testes de Ki podem lhes ensinar a acalmar a mente e o corpo. Isso é completamente diferente de manter suas emoções engarrafadas. Com o Aikido, calma é sinônimo de sentir-se bem.

3) O Aikido dá às crianças uma visão positiva do mundo.

A arte ensina que, a fim de criar algo que vale a pena, você deve trabalhar em harmonia com o seu ambiente. Ensina que, se você cria o problema, você vai perder. Mas se sua mente está calma e positiva, você pode fazer algo de bom com o que o universo lhe oferece.

4) O Aikido busca uma abordagem mais leve para a vida.

Nosso Aikido funciona melhor quando você relaxa e se sente leve. Ao aprender isso nos treinos, nossos filhos poderão aplicar isso diretamente às suas vidas como um todo.

5) O Aikido funciona para pessoas de todos os tamanhos.

O Aikido não depende de tamanho, nem peso ou velocidade. Crianças podem até conseguir aplicar muitas das técnicas em adultos. Na verdade, é bastante surpreendente o quanto de energia nossas crianças podem reunir enquanto arremessam adultos!

6) Qualquer um pode ser bom em Aikido.

Aikido não requer talento atlético. A chave para fazer progressos em Aikido é simplesmente ser perseverante e ter uma atitude positiva. Qual a melhor lição que podemos ensinar aos nossos filhos?

O apoio do pai da criança e/ou outro adulto responsável é importante para o sucesso do trabalho. Esse envolvimento ajuda a direcionar e incentivar a criança a usar Ki-Aikido e seus princípios na vida diária.

 

O que as crianças aprendem nas aulas de KI AIKIDO?

Pouco a pouco os pais entendem que o Aikido é caminho de transformação. As aulas são práticas, mas os conceitos de aprendizado desenvolvem o caráter das pessoas e as transformam em indivíduos cada vez melhores. Quando um melhora, todos melhoram. Abaixo, algumas informações sobre este aprendizado.

 

O Aikido começa antes de um ataque físico seja lançado.

A teoria é incrível, e não é complexa.

Mas na prática, no entanto, especialmente em face de um ataque real, é mais difícil do que pode parecer para aplicar

Quando um ataque envolve um violento ataque de vários golpes, feito por uma pessoa treinada, aos olhos do iniciantes pode ser extremamente difícil de se “obter uma brecha” sobre o adversário, a fim de redirecionar ou reverter o ataque.

A mesma dificuldade também se aplica quando temos adversários “não qualificados” que não configuram um verdadeiro ataque, tentando displicentemente se agarrar, puxar, até mesmo morder.

Mas com o tempo e treinamento se percebe que o controle da situação começa antes, estabelecendo o nível de energia para reverter a energia do ataque  da maneira mais correta e harmoniosa, independente da situação.

Para isso, pode-se exigir uma entrada direta e contundente para assumir o controle, em vez de roubá-lo, juntamente com o uso da força para levar um adversário em um lance ao chão.

Cada situação é um novo momento, em todas elas treinamos nossa mente e nosso corpo seguindo princípios centrados em dirigir a energia e saber usá-la em qualquer aplicação, em qualquer situação, sem deixar sua mente parar ou congelar frente a agressão física ou emocional.

Treinamento para Mulheres

 

O treinamento de Aikido para mulheres ou adolescentes para defesa pessoal    abrange técnicas específicas e objetivas de combate, úteis nas mais diversas situações.

Para as mulheres, apenas a simulação de um combate já pode ser muito intimidante. Quando uma situação real acontece, muitas tendem a ficar sem reação. E ao  tentar lembrar-se das técnicas, pode ser tarde demais.

Nós ensinamos um sistema que pode, em muitos casos, reduzir significativamente a probabilidade de um ataque, de uma forma simples e objetiva, sem a necessidade de aprender muitas técnicas diferentes, sempre utilizando a postura correta.

Há ainda formas ocultas de intimidação como, por exemplo:

  1. abuso verbal

  2. abuso mental e psicológico

  3. abuso emocional

Ao contrário de ferimentos físicos, que podem ser curados, o abuso verbal, mental e emocional não deixa cicatrizes aparentes. E pode levar meses, anos ou toda a vida para curar.

Aikido é uma arte de harmonia e paz, uma arte de resolução de conflitos. Ela ensina a ser confiante e forte internamente. Se você tentar lutar contra alguém maior e mais forte do que você, as probabilidades de sucesso são poucas. Mas a verdadeira força não provém de músculos, vem da mente. Até mesmo pessoas fisicamente fortes ainda têm seus limites.

A mente pode ser desenvolvida, assim como os músculos do corpo, e o resultado será centenas de vezes mais poderoso. A beleza deste sistema é que você pode praticá-lo a partir do momento em que você abre os olhos pela manhã, durante todo o dia, em qualquer situação.