
DOULA EM CURITIBA Ã NA STUDIO BESSER
- DOULA EM CURITIBA Ã NA STUDIO BESSER
Doula
Parto humanizado, o que é?
Escrito por Tiffany Buchamnn
Atualmente muito se fala de parto humanizado, mas pouco se esclarece.
Uma importante questão a ser esclarecida é que o termo "Parto humanizado" não pode ser entendido como um "tipo de parto", não tem nenhuma relação com parto domiciliar, ou parto na água, ou bolas de Pilates, incenso e velas.
Parto humanizado é uma atitude de todos os envolvidos no nascimento. É ver a parturiente com um ser humano ativo, que é capaz de decidir e discutir sobre o seu parto. É garantir-lhe o direito de conhecimento e escolha.
No parto humanizado a mulher é a protagonista. E vive integralmente a experiência do nascimento.
"Humanizar é respeitar os desejos da parturiente, independente do tipo de parto, normal, natural, domiciliar, hospitalar ou cirurgia cesariana. Então sem pré-conceitos, parto humanizado não está ligado ao radicalismo, muito menos a não utilização de recursos médicos, está sim ligado ao respeito a fisiologia do parto e os desejos das mulheres no ato de parir." (Tiffany Buchmann, doula)
Para que um parto humanizado aconteça o médico deve levar em consideração as evidências científicas para prescrever somente as intervenções necessárias para cada caso e sempre com o consentimento do casal.
Qual a função da Doula?
Assistir e orientar uma nova mãe em seu parto e nos cuidados com o bebê, oferecendo conforto, encorajamento, tranquilidade, suporte emocional, físico e informativo durante o período de intensas e maravilhosas transformações que ela vivencia é o que resume a figura de uma Doula.
Fico muito feliz, pois a cada dia, esse conceito está mais conhecido e vem tomando cada vez mais o mundo do parto.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde, uma Doula é uma prestadora de serviços que foi treinada sobre o parto e que está familiarizada com uma ampla variedade de procedimentos de assistência, fornecendo um apoio emocional e informações de que necessita a parturiente, dando a ela a possibilidade de participar das decisões acerca das condutas a serem tomadas no período de trabalho de parto e parto.
Ter uma Doula de acompanhante no parto chega a reduzir em 50% nos índices de cesarianas, 20% na duração do trabalho de parto, 60% nos pedidos de analgesia peridural e 30% em seu uso, 40% no uso de ocitocina e fórceps. Além é claro dos benefícios emocionais como a facilitação da interação entre mãe e bebê, diminuição nos estados de ansiedade e baixa autoestima e redução na incidência de depressão pós-parto.
Uma Doula é “um suporte contínuo baseado em evidências científicas”. Alguém pra quem se possa dar a mão, num dos mais emocionantes momentos da vida de uma mulher.