- Atualizado em
Para manter e melhorar o condicionamento fÃsico e acelerar a recuperação muscular, estes outros exercÃcios aeróbicos se tornam estratégia positiva
Cada corredor responde de forma única ao treinamento. Entre os fatores que fazem de você um ser diferenciado na corrida estão a sua genética (predisposição para se adaptar ao exercÃcio), histórico de treinamento e de lesões, saúde geral e estilo de vida (o que come, como dorme e lida com o estresse, por exemplo). Todos esses aspectos devem ser levados em consideração quando um treinamento é elaborado. Colocar outras atividades aeróbicas, como pedalar e nadar, pode ser uma estratégia positiva para o seu corpo e performance?

Vale a pena pedalar?
Para manter e melhorar o condicionamento fÃsico, pedalar pode ser uma boa pedida nos dias em que não for correr. Como a corrida, o ciclismo exercita principalmente as pernas, com o bônus de não sobrecarregar tanto as articulações por conta do impacto com o solo. Como não é o caso de se tornar um craque no ciclismo, vá com calma, treinando com moderação.
Vale a pena nadar?
Alternar corrida com natação pode pode ajudá-lo a render mais e a recuperar-se melhor, a dica é cair na água nos dias de treino mais leve. Tanto correr quanto nadar promovem a melhoria do condicionamento cardiorrespiratório, mas a natação também dá uma aliviada, principalmente, nas articulações dos joelhos e da coluna. A ideia é que o corredor caia na piscina pelo menos uma vez na semana. Os maiores benefÃcios aparecem para os corredores já acostumados a nadar de vez em quando, de acordo com pesquisas sérias. No caso de iniciantes, o corpo tende a sofrer um desgaste extra e à s vezes desnecessário - e isso pode acabar atrapalhando a sua recuperação.
